sexta-feira, 19 de abril de 2013

Crumble Tutti Frutti



Com o sol a brilhar, os dias mais longos e animados, o tempo mais ameno, apetece umas sobremesas frescas não é?
Pois, mas a vontade de certas delícias mais invernosas,   chamam por mim nas noites mais frias destes dias solarengos.
Gosto muito de doçaria, já aqui assumi que sou super gulosa, adoro doces, mesmo muito doces, gosto de doces quentes e frios, amo a mistura de doce e salgado... enfim, não sou nada esquisita :)
No verão, adoro estar numa esplanada a comer um crepe ainda morno, com frutas e gelado :) mas também não dispenso um crumble morno com uma bola de gelado :)


Com este delicioso crumble participo no desafio que a "Tertúlia da Susy" lançou com o projeto "A escolha do ingrediente". Fica com um molho excelente e a mistura das frutas com o crocante do crumble é reconfortante.


Ingredientes:
crumble:
200g de farinha com fermento
175g de manteiga fria
6 c. de sopa de açúcar

recheio:
500g de morangos
1 banana
1 pera
2 maças
4 c. de sopa de açúcar
2 c. sopa de amido de milho (maisena)

Preparação:
Numa taça de ir ao forno, coloque os morangos cortados ao meio, a pera, a banana e as maçãs descascada e fatiadas, juntamente com o açúcar e o amido de milho.
À parte, coloque a farinha, o açúcar e a manteiga fria aos pedaços. Misture bem estes ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma massa esfarelada, parecida a areia grossa. 
Cubra a fruta com este preparado e leve ao forno cerca de 20 a 25 minutos, até a crosta estar dourada.
Sirva morno, simples, com natas ou gelado.




Deliciem-se... e bom apetite!

28 comentários:

  1. Mmmm também adoro crumble :D Esse parece mesmo divinal, que bom aspecto :D

    Beijinhos e tem um bom dia! :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro crumble, Isabel! E este tutti frutti ficou mesmo a chamar por mim :) crumble com uma bola de gelado é tão boooom :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel (já não é Libelinha?!?)
    Gostei muita da tua participação, ficou linda. Mas, não esquecer de publicar o link da receita aqui: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel,

    vou levar esta sugestão deliciosa e fácil de preparar comigo, pois adoro crumble.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bem, está fabuloso :)... Eu adoro crumble, e ando pra fazer um de frutos vermelhos ó tempo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida Isabel, adoro crumbles e este ficou com um aspecto divino, mesmo a chamar por mim, que tentação!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Bom Dia Isabel,

    Ficou com um aspecto delicioso!
    Não há épocas para se cozinhar o que se mais gosta! :)*

    ResponderEliminar
  8. Mais uma maravilha gulosa q nos apresentas :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  9. Que coisa deliciosa!Ficou mesmo com bom aspecto.
    É uma excelente participação!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Adoro e por acaso á muito que não faço.
    Esse ficou mesmo uma delicia.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Gosto e muito! Ficou excelente! Muito boa participação!

    Beijinhos e bom fim de semana lindusca.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  12. Olá Isabelinha,
    este crumble está irresistível. As fotos estão magníficas e deixam transparecer a maravilha que é meter aí a colherzinha e sentir esse contraste de texturas maravilhoso! Que delícia!
    beijinhos e bom fim-de-sema.

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha, Isabel! Crumble é das minhas sobremesas preferidas, não resisto! E esta sugestão tutti fruti parece-me uma excelente ideia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Libelinha :)
    Adoro crumble de frutas, sabe tão bem ainda morninho e com uma bola de gelado.
    Uma sobremesa favorita, sem dúvida. E levando morangos ainda mais gosto :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. gosto mt o teu esta 5* e as fotos estao lindas gostei mt bjs bfs

    ResponderEliminar
  16. Uuuiiii!Que maravilha!
    Tem um aspeto muito apetecível. Já comia uma colherada.
    As fotos, fazem-me sempre "crescer água na boca"...
    Vou fazer este fim de semana, não há como fechar os olhos e fingir que não vi...
    Parabéns, uma vez mais.
    Bjks

    ResponderEliminar
  17. Ai que tentação!
    Isto hoje é dia das sobremesas com morangos :) E é cada uma mais deliciosa...
    Já estou quase a afogar-me de tanta água na boca :)
    Deve ser bem delicioso este crumble.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Agradeço a todas pelos vossos carinhosos comentários.

    Bjns e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Que delicioso crumble! E esta caldinha deliciosa, o crocante da cobertura...hummmm, e como se não bastasse....adoro morangos!
    Bjos e bom fds!

    ResponderEliminar
  20. Sabel Isabel, eu também gosto dessas misturas!! Doce e salgado e tal como tu, o doce nunca me amargou!!!
    Mas nisso sou contenida e aquilo que é excessivamente doce, torna-se para mim demasiado enjoativo!!
    Só fiz uma vez um Crumble, que tu viste, mas fiquei apaixonada pela simplicidade de tal pecado!!
    E é como este... Deixou me aqui a imaginar o crocante nessa mistura de fruta... E com a bolinha de gelado? Bem.... é a luxuria!!!
    Um beijinho triplicado,
    Mena.

    ResponderEliminar
  21. Que crumble delicioso, tem um aspeto lindo, se fizesse não ficava tão bonito, pois o vermelho dá um charme diferente :D

    beijos

    ResponderEliminar
  22. Minha querida,

    Crumbles e afins são sempre muito benvindos à minha mesa, adoro... são sobremesas simples mas que fazem sempre um sucesso seja onde for, seja em que ocasião for ! :)

    Além de tantas coisas em comum, também eu gosto de doces, muito doces, quente e frio e os contrastes de sabor, por isso iria ADORAR o teu maravilhoso crumble que está divinal !

    Um beijinho muito grande e um xi ! :)

    ResponderEliminar
  23. Um crumble que chama o Verão ;) e que tem um aspecto ótimo!!!

    beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  24. Isabel este crumble me agrada muito, deliciosa sugestão, está com um lindo aspecto, bom final de domingo, bjs !!!

    ResponderEliminar
  25. Hummm que belíssimo aspecto :)
    Sigo ;)

    http://naminhacozinha-5.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Isabel minha querida,
    Como sabes Tb nao sou nada esquisita e gosto de gelados todo o ano, de crepes e de crumbles Tb no verão :)
    O teu ficou um encanto e apesar de estar no meu pequeno almoço servia-me!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar