domingo, 5 de maio de 2013

Semifrio de Morangos


Saudade!
Arquivo na mente
O dossier da minha vida,
Folheio as suas páginas
Amarelecidas pelo tempo
E recordo o passado!
Algumas estão pintadas
De amor, alegria e amizade,
Outras porém
Estão rasgadas pela dor
E sofrimento.
Mas a página de hoje
Apenas encerra um sentimento…
A saudade dos tempos passados!

(I.F.)


Comemora-se hoje o dia da mãe!
Dia de homenagear a maternidade!

Reza a história, que a origem do dia da mãe remonta às comemorações da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Para mim, este é um dia em que gosto de ter a minha família reunida, para uma vez mais demonstrarmos o amor que nutrimos uns pelos outros, embora não seja necessário existir um dia próprio para isso.
Se é dia da mãe é igualmente dia dos filhos, eles que são o tesouro da nossa vida. Sou muito mãe galinha e custa-me muito abrir as asas mesmo sabendo que eles têm que aprender a voar.
No entanto, este dia é também saudade de um tempo em que poderia abraçar a minha mãe, saudade da alegria que ela irradiava, do colo sempre presente, da ternura do olhar, da meiguice nas palavras, saudade de lhe dizer o quanto a amo e me faz falta.
Hoje, vou ser um pouco egoísta e vou homenagear a minha mãe com esta sobremesa. Ela adorava chocolate, morangos e semifrios :) era gulosa e tinha muito bom gosto.


Mais uma vez, o meu jardim serviu de cenário para a sessão fotográfica :) tenho que aproveitar agora que está tudo a florir, depois de tantos meses de chuva.
Votos de um feliz dia para todas as mães!

Ingredientes:
cobertura:
5 folhas de gelatina
450g de morangos (200g + 250g)
1dl de água
70g de açúcar
2dl de natas
6 claras

base do bolo:
3 ovos
120g de açúcar
100g de farinha
1c. de chá de fermento
3c. de sopa de chocolate em pó (ou cacau)

Coulis de morangos:
150g de morangos
150g de açúcar
0,5dl de água

Preparação:
Base do bolo - pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata os ovos com o açúcar até ficar em creme, adicione a farinha, o fermento e o chocolate peneirados e envolva suavemente.
Leve ao forno numa forma untada e polvilhada com farinha, cerca de 20 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.
Lave a forma, pincele-a com óleo e coloque-lhe novamente o bolo.

Coulis - arranje os morangos, deite-os para uma tigela funda, junte 0,5dl de água e 150g de açúcar. Triture-o até obter um molho homogéneo e guarde-o no frigorífico. Se não for ao lume, o coulis fica com uma cor mais viva.
Corte às rodelas finas 200g de morangos e disponha-os por cima do bolo na forma.

Cobertura - demolhe as folhas de gelatina em água.
Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver até dissolver. Junte os restantes 250g de morangos cortados em pedaços pequenos, deixe levantar fervura, retire do lume, junte as folhas de gelatina escorridas, reduza a puré, deite numa tigela e deixe arrefecer.
Bata as natas em chantilly e à parte bata as claras em castelo.
Junte as natas à mistura anterior já arrefecida e envolva depois as claras. Verta sobre a base do bolo e leve ao frigorífico até solidificar.
Na altura de servir, regue com o coulis de morango fresco.






Deliciem-se... e bom apetite!

33 comentários:

  1. Opa ver estas fotos logo pela manha e maldade...lol! Bem que belo aspecto e com o jardim de fundo, ainda desperta mais a vontade de comer um semi-frio desses.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  2. Cada colherada desse semifrio deve ser uma emoção!
    Também fiz um semifrio ontem :), parece que o tempo deles chegou ou está para chegar!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha, para alegrar os meus olhos, logo pela manhã!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel,
    O teu semifrio ficou lindo, uma bela homenagem ao dia da mãe.
    As tuas fotografias ficaram bem bonitas! Tenho pena de aqui em Lisboa não ter também um jardim para tirar bonitas fotografias.
    Bom fim de semana, kiss
    Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Isabel,
    Que tentação! Tou de agua na boca! :)
    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Uma sobremesa linda e deliciosa. Eu adoro semifrios e este não me escapava :)
    Beijinhos e Feliz Dia da Mãe

    ResponderEliminar
  7. Ficou um semi-frio delicioso, tenho a certeza que a tua mãe ia adorar :D

    Beijinhos e tem um bom dia! :D

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    ...que riqueza de semifrio :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que lindo o teu semi-frio e que linda homenagem!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo esse semifrio!
    Beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  11. Querida Isabel este teu semifrio ficou um encanto de bonito e delicioso que deve ser :)

    Beijinhos,
    JOana

    ResponderEliminar
  12. Que espetáculo!!! Olha, babei-me!!! Eu comia já uma fatia dessas :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Adoro semifrios com morangos e o teu ficou lindo.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Que bela gulosice, as fotos estão lindas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Sim!... As mães devem ser homenageadas, vezes sem conta.
    A "Elas" tudo devemos.
    Também eu sofro dessa mesma saudade! Tempos idos…! Não voltam nunca mais!
    Resta a saudade e a lembrança.
    Um beijo enorme à minha mãe querida.Foste, mas ficarás para sempre no meu coração.
    Parabéns pelo excelente semifrio.
    Bjks.

    ResponderEliminar
  16. Que linda homenagem Isabel, mães são mesmo nossos maiores anjos. Como vc, também sou uma mãe galinha, tenho 1 filha que hj já está com 29 anos, mas por mim ela estaria ainda debaixo das minhas asas, como se nós pudéssemos protegê-los de todo o mal, infelizmente não podemos e eles crescem, assim como crescemos, então, ficam nossos conselhos e nossas preces para nossos filhos ficarem sempre bem. Feliz dia das mães, pra vc tambem, adorei o semifrio, ficou delicado, lindo e sem dúvida, delicioso. Adorei. Beijos. ótimo domingo

    ResponderEliminar
  17. Perfeito Isabel!
    Lindo no jardim florido, nestes dias lindos de sol :)
    Uma bela homenagem à mãe, bem doce e gulosa.
    Ficou lindo com a base de bolo de chocolate, os morangos sempre a chegar nesta altura e o coulis. Lindo!
    Apetece provar e saborear com calma, num jardim.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. sou fan de semi frios e o teu ele esta 5* adorei as fotos elas estao um maximo mt bonitas bjs e feiz dia de mae

    ResponderEliminar
  19. Querida,

    Homenagem sentida e belíssimas palavras num dia em que todos os pensamentos se dirigem a Elas, estejam em que plano estiverem ! :)

    O teu semifrio está com umas cores maravilhosas, tal como o teu jardim também está... parece que ambos conspiraram neste dia para saudar a Mãe ! :)

    E que mais poderíamos querer ?
    Bolo de chocolate, semifrio, calda de morangos e os ditos a cintilar, tudo perfeito !

    Feliz Dia da Mãe, minha amiga tão querida ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Boa noite, querida Isabel, que linda homenagem para o dia das Mães, fiquei emocionada. O semifrio está maravilhoso! Vejo que é época de morangos por estes lados do oceano, pois vejo muitas postagens com eles. Fico guardando as receitas porque ADORO MORANGOS, para quando chegar a nossa vez de termos essas frutinhas em abundância, porque agora estão muito caras e pouco atraentes. Amei o teu semifrio e as fotos no jardim.
    Bjos e boa segunda.

    ResponderEliminar
  21. Olá, belas palavras :)
    Adorei o enquadramento deste semifrio, uma fatia sentada neste jardim... 5*

    ResponderEliminar
  22. Há sempre alguma coisa que nos recordam as nossas Mães!
    Estejam onde estiverem!!! E tu fizeste-o de uma maneira simplesmente espetacular!!
    É sim um dia de estar com a familia e sermos apaparicadas!
    Ai este semifrio... Valha-me Deus que pedaço de mau caminho!! E acho que fizeste mto bem em usares o jardim, porque realçou ainda mais as lindas cores que tem!! Simplesmente perfeito!
    Espero que tenhas tido um Feliz dia da Mãe!!
    Um beijinho triplicado,
    Mena.

    ResponderEliminar
  23. Querida Isabel,
    Senti-me tocada pelas tuas palavras, tal como tu também sinto a falta da minha mãe.
    Linda homenagem com este semifrio tão belo e apetitoso.
    Hoje custou-me muito chegar até ti, nem imaginas as voltas que dei!
    As meninas estão todas a aderir ao Google +, ao abrir o link que deixam nos comentários vai-se parar lá (à página do google+) e no teu caso não tem nada relativo ao teu blogue...e lembrar-me como se chamava???
    Uma branca de todo o tamanho!
    Acabei na tua página de perfil... mas mesmo assim...
    Ok! Cheguei e adorei e agora já apontei na lista... no papel que esse nunca me falha, ahahah!
    Xi-coração

    ResponderEliminar
  24. Foi uma bela homenagem que fizeste à tua mãe... Sem dúvida esteja ela onde estiver sentiu-se abençoada por seres filha dela... Mesmo não gostando de morangos ficou com um aspecto incrível.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Que lindo ficou! Parabéns! Vou roubar uma fatia. Pode ser?

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  26. Este semi frio está espetacular.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  27. Isabel, que semifrio espectacular! Deve ter ficado uma delícia! A foto ñ engana :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  28. Aspecto delicioso. Vou levar uma fatia comigo.
    Gostei de passar por aqui.
    Vou ficar por aqui, já marquei lugar. Volto para saber novidades.
    Bjs
    Vivi.
    http//esquecimedeviver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Obrigada pelo vosso carinho e pelos comentários aqui deixados, são muito importantes para mim
    Bjns

    ResponderEliminar